Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O Arrudas desemboca no Mar Báltico

A Idade do Ouro


Minha primeira lembrança é a espingarda de rolha.
- Olha o leão, batuta! Atrás do sofá.
            A sala era imensa e escura e, atrás do sofá, meus olhos de criança enxergavam dois pontos brilhantes.
- Morreu, vovô?
- Não, batuta. Ainda está se mexendo.
A rolha ficava presa pelo barbante e num segundo eu recarregava a espingarda. De vez em quando, para me assustar, ele fingia que o leão ia dar um bote. E ria até mais não poder, enquanto eu fugia às carreiras.
A minha coleção de maços de cigarros, colados num caderno de folhas quadriculadas, é um pouco posterior à espingarda. Eles estavam organizados por ordem alfabética: Astória, Belmonte, Continental ... A coleção me acompanhou durantes anos, mesmo depois que tive consciência de que aqueles maços apanhados na rua não tinham valor. E, até hoje, guardo a memória daquelas caçadas como se fossem gemas puras. No fundo sei que elas estão contaminadas, que também são de segunda mão, porque existe a memória recorrente de minha mãe contando e recontando esta história. Sempre tive pena de jogar fora as coisas.
Estas são as minhas melhores lembranças do meu avô, de uma época em que ele ainda era um herói. A espingarda existiu, é certo. Uma vez coloquei o indicador no cano para sentir o mecanismo do disparo e machuquei o dedo. A lembrança da dor é muito forte e serve de autenticação para o artefato.
Muitos anos luzes depois, descobri que o número de estrelas que vemos no céu não é infinito. São 5.500, no Hemisfério Norte. E 880 já haviam sido catalogadas, por ordem de brilho aparente, com uma precisão incrível. O método era tão simples quanto genial. Escolhido um ponto de partida, ia-se seguindo uma trajetória poligonal pré-fixada, de estrela em estrela, comparando os seus brilhos relativos. Até hoje o Catálogo de Hiparco serve de referência para os astrônomos calcularem a magnitude absoluta e a distância destas estrelas.
O método me inspirou e, graças a ele, minhas pesquisas arqueológicas na Idade do Ouro têm sido bem-sucedidas. As camadas são datadas por artefatos (uma espingarda de rolha, um gibi, um livro...) e eu vou determinando a magnitude aparente de cada acontecimento. As dificuldades são semelhantes - acontecimentos muito distantes têm um brilho aparente muito pequeno, embora, se considerarmos a luz que eles emitiram, tenham sido de primeira magnitude. Hoje em dia, quando não ouço mais os sinos da Revolução tocando a rebate, o tempo se tornou matéria abundante, onde eu posso garimpar à vontade. Beverly, Caporal Amarelinho, Hollywood, Lincoln, Macedônia, Pullman ...A datação é facilitada pela persistência de alguns destes objetos. Naqueles anos, antes do Primeiro Ensaio da Revolução, o maço de Continental sem filtro trazia um mapa em revelo dos dois continentes, em verde azulado escuro sobre fundo branco. Este desenho atravessou décadas. Desta época, um dos poucos fósseis que restaram foi a caixa de Maizena.

  




A partir dos cinco anos termina a pré-história. Foi o ano em que tive sarampo, em que minha mãe se casou e em que eu comecei a frequentar o jardim de infância. A casa ficava na Rua do Ouro. O nome agora ganha um brilho aparente que absolutamente não tinha. Poderia mudá-lo, mas não o farei. Eu acredito em coincidências e gosto de brincar com elas. Nada estava escrito nas estrelas e nunca estará.

Um comentário: