Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

terça-feira, 28 de junho de 2016

O Arrudas desemboca no Mar Báltico - continuação

Barreto Pinto - primeiro deputado cassado por quebra de decoro parlamentar

5 anos – o segundo casamento de minha mãe.

Primeiro de janeiro: Criada a primeira Liga Camponesa, no engenho de fogo morto Galiléia, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Marco inicial da primeira grande onda de lutas pela reforma agrária no Brasil, até o golpe.
18 de abril: Morre o físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade. Socialista, militante da ciência, do pacifismo e da denúncia das armas nucleares. Autor da genial carta a Mileva, sua maior contribuição à humanidade, que é sistematicamente ignorada.
18 de abril: Conferência de Bandung (China, Índia, Indonésia). Cria o Movimento dos Países Não-Alinhados, de índole anti-imperialista.                           .
18 de junho: A Inglaterra retira-se do canal de Suez, que ocupava pela força.
20 de agosto: Rebelião anticolonialista no Marrocos e na Argélia, que a França sufoca com centenas de mortes.                                   
16 de setembro: Estoura em Córdoba, Argentina, o golpe que derruba Perón. 
11 de novembro: Golpe da legalidade: o general Lott, Ministro da Guerra, toma o Rio com 25 mil soldados para garantir a posse de JK e Jango. Lacerda ensaia fuga.
Primeiro de dezembro: A militante negra Rosa Parks recusa-se a dar lugar a um branco num ônibus do Alabama e vai presa por isso. O movimento que se segue liquida a segregação no transporte coletivo dos EUA.
22 de dezembro: Fundado o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômicos). Terá destacado papel na contestação da política salarial da ditadura.
***

             Nesse ano Belogrado tinha trinta cinemas: Acaiaca, Arte, Art Palácio, Brasil, Candelária, Democrata, Eldorado, Floresta Novo, Floresta Velho, Glória, Guarani, Horto, Leão XIII, Metrópole, Minas Tênis, Odeon, Paissandu, Pathé, Progresso, Rosário, Santa Efigênia, Santa Tereza, São Carlos, São Cristóvão, São Geraldo, São José, São Luiz, Tamoios, Tupi e Vitória, sem mencionar o Cine Grátis, um caminhão com uma tela, que estacionava alternadamente em Santa Tereza, Santa Efigênia, na Praça da Liberdade, em Lourdes e na Floresta. Os cinemas eram baratos e viviam cheios. Minha avó sempre me levava ao Cinema Metrópole, para assistir os filmes de censura livre. Depois da sessão íamos à lanchonete em frente, comer misto-quente e tomar Toody. Filmes que assisti: A dama e o vagabundo e Sissi.
Vovó era baixinha, muito empertigada e extremamente ativa. Tentou me ensinar francês, mas eu só me lembro de que matante era minha tia, o que me divertia muito. Ma tante tinha um angorá, o Cri-cri, e me enchia de presentes. Foi graças a ela que terminei o álbum de A dama e o vagabundo.
Além do cinema, havia o rádio, como lazer de massa. Lecy, a empregada, passava o dia cantando “Eu vivo a vida cantando; Hi Lili, Hi Lili, Hi lo; por isso sempre contente estou... “ A pronúncia era Rai Lili, Rai Lili, Rai Lou. A música, versão de Haroldo Barbosa, é o meu primeiro fóssil musical.

O carnaval era transmitido por rádio. O locutor descrevia as fantasias e entrevistava os foliões. Fazia sucesso a fantasia de Barreto Pinto, em homenagem ao Deputado que pousou de fraque e cueca para a revista O Cruzeiro. Foi cassado por falta de decoro. Os sucessos desse ano foram “Maria escandalosa” (E a Maria Escandalosa, é mentirosa, é muito prosa, mas é gostosa), “Tem nego bebo aí”, “A água lava tudo” (A água lava, lava, lava tudo; só não lava a língua dessa gente...). Como eles foram cantados por anos seguidos, não servem para uma datação precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário