Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nova Galândia

Nova Galândia

As casas de Nova Galândia, andar por andar, são a melhor ilustração de como funciona a mente prática de um neogalandês.
A cidade tem 90% de suas terras abaixo do nível do mar. Um povo menos prático logo teria se mudado para um burgo menos inóspito.
Não os neogalandeses.
Sob a orientação do primeiro burgomestre, ergueram diques, abriram canais e começaram a construir suas casas. Já naquela época, o espaço que caberia a cada família era muito pequeno.
Fossem eles menos práticos, teriam jogado os mais pobres nos pântanos que abundam na periferia da cidade e erguido no centro casas espaçosas e confortáveis.
Não os neogalandeses.
Que foram se espremendo em casinhas estreitas, coladas umas às outras. E produzindo sem cessar novos neogalandesinhos.
Ao tempo do segundo burgomestre, viu-se a necessidade de dotar as casas de um novo andar, para a nova geração. Um povo menos prático teria derrubado paredes e colocado escadas adequadas. Que seriam pouco inclinadas, espaçosas, e com largos degraus; antevendo que novas gerações viriam, que novos andares seriam necessários, por onde novas mobílias seriam transportadas, escadas acima.
Não os neogalandeses.
Hoje o mundo todo admira a audácia arquitetônica de suas escadas, apontando diretas para cima, com o espaço justo de um pé se firmar e com a largura necessária para um neogalandês magro subir com algum esforço.
Veio uma nova fornada de neogalandesinhos e um novo burgomestre. Aqui se faz necessário salientar duas características marcantes dos cidadãos dessa cidade: sua saúde admirável e seu respeito pela autoridade.
Graças a muita subida e descida de escadas, além das pedaladas em suas bicicletas, o povo se mantém em ótima forma. Sobre o respeito às decisões de seus burgomestres, iremos colhendo exemplos ao longo dessa narrativa.
Com a terceira geração, veio um novo desafio: como subir com a nova mobília até o novo andar, que acabara de ser construído?
Um povo menos prático teria feito rampas inclinadas de madeira, com trilhos e um sistema de contrapesos e de polias, por onde subiriam e desceriam até mesmo a mobília mais pesada.
Não os neogalandeses.
Mesmo hoje o mundo se curva diante de sua engenhosidade e de sua praticidade. Seguindo a sugestão do terceiro burgomestre, derrubaram paredes e, a partir do segundo andar, construíram novas, inclinadas para a rua, emulando a Torre de Pisa. No último andar, uma forte viga, com uma polia e uma corda reforçada, por onde subiam e desciam os móveis.
Todavia, não terminaram aqui as atribulações desse burgo notável. Uma nova geração já crescia no ventre das mamães neogalandesas. Um novo andar inclinado colocaria o centro de gravidade da casa fora de sua base e isso, como Galileu já sabia, não seria bom.
Outro povo menos prático teria esperado que a morte levasse a primeira geração, que morava no primeiro andar. Seria um incômodo provisório.
Não os neogalandeses.
Como já dissemos, a saúde invejável desse povo poderia transformar esse arranjo provisório numa longa espera. Seriam quatro gerações espremidas dentro de uma casa, espremida entre outras, num espaço onde mal caberiam três. O que fazer?
O terceiro burgomestre, que por acaso era filho do segundo, que por coincidência era filho do primeiro, instituiu uma nova tradição: a cada novo neogalandesinho da quarta geração, os neogalandeses da terceira pediriam aos avós da primeira um bercinho para o bisneto.
O costume estipulava que bisavôs e bisavós deveriam levar o bercinho (de madeira maciça, segundo a tradição) com suas próprias mãos. Depois de uma subida, com esse peso, pelas escadas neogalandesas, seria de se esperar um infarto. Mesmo o neogalandês mais rijo não dispensa o seu cachimbo e sua cota diária de colesterol, provida pelas vaquinhas neogalandesas, que fornecem leite, queijos e carnes, em abundância.
Escapando do infarto, o sobrevivente, com as pernas ainda trêmulas, teria pela frente uma descida. No escuro, como manda a tradição. O resultado mais provável seria uma fratura de bacia ou mesmo um traumatismo craniano. Hospital, ou melhor ainda, necrotério.
Para dar uma mãozinha na seleção natural, reza o costume que, antes da descida, deve-se dar um tapinha gentil nas costas dos velhinhos.
Infelizmente, com o passar das gerações, foi se deteriorando a praticidade neogalandesa, bem como o respeito pela autoridade.
Seguindo o exemplo do primeiro burgomestre, assim que pressentem que vão ser bisavós, os velhinhos tratam de se mudar. Como consequência, a segunda geração desce para o primeiro andar, a terceira para o segundo e a quarta, terá mais tarde o terceiro andar, para morar e constituir família.
Essa degeneração dos costumes afetou seriamente a tradição do bercinho dos bisnetos. Assim é que em toda casa neogalandesa que se preze, moram apenas três gerações, em três andares, com o terceiro gloriosamente inclinado, ostentando uma viga e uma polia, hoje inúteis.
Sim, porque alguém, não com certeza um neogalandês, inventou um sistema pouco prático de rampa inclinada, com trilhos e contrapesos, por onde sobem e descem as mobílias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário