Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres entre o sonho e o poder


A ficha acima pode ser falsa . Seus dados certamente estão incorretos. O fato é que Dilma participou de uma organização que defendia a luta armada como forma de derrubar o regime. Para mim, uma ficha dessas seria motivo de orgulho, quase uma condecoração.
Esse foi o sonho.
Hoje, alguns de seus apoiadores tentam maquiar esse passado, movidos por considerações eleitoreiras. As raras explicações de nossa futura presidente são as mais evasivas possíveis. Para mim, como eleitor, caberia ao candidato expor com clareza a evolução de suas idéias políticas, Não dá para fazer photoshop na biografia. Vou esperar sentado.
Esse é o jogo do poder.
Escolhi Dilma para homenagear o dia internacional das mulheres. Pelos motivos mais óbvios: todo avanço na luta das mulheres será conseguido com luta, ombro a ombro com os homens. Na Delegacia da Receita Federal em Belo Horizonte, as comemorações do 8 de março incluíram uma hora de maquiagem com produtos da linha Mary Key. A Delegada deve ter suas razões.
Nada contra a maquiagem feminina, diga-se de passagem. Entretanto, nesse blog, a data não será comemorada com buquês de rosas e poesias melosas. Escolhi uma foto, sem retoques, de uma mulher que em certo momento ofereceu sua vida por uma causa maior. Outras se destacaram em nossa história recente, outras mantiveram seus sonhos e lutam até hoje, longe do poder.  Por que então, Dilma?
Porque ela é emblemática, é polêmica, está no centro da disputa política. Espero que o impacto dessa foto provoque uma reflexão mais profunda sobre esse dia.

Um comentário: