Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Candidatura

Segunda-feira acabou a novela. Minha candidatura foi homologada pelo TRE. Para divulgá-la criei um blog:

www.mandenoseudeputado.blogspot.com
E uma comunidade no Orkut:
Eu mando no meu deputado
Meu e-mail de campanha será:
deputadolisboa@gmail.com

Esse blog continuará com sua publicação normal. Para os leitores que quiserem saber mais sobre a minha candidatura, essa é minha primeira postagem no orkut:

 Mandato Popular



Soviete em russo quer dizer conselhos. Os sovietes de operários e camponeses eram conselhos populares, com delegados eleitos por sua base em assembléia. Podiam ser destituídos a qualquer momento, se não cumprissem fielmente o seu mandato. No seu início, eram um bom exemplo de democracia direta.


Hoje, a Internet pode ser um ótimo instrumento para um mandato popular. Mantendo um site e cadastrando os seu participantes, através de foruns, enquetes e votações, o deputado poderá aferir com agilidade a vontade de seus eleitores.



É evidente que isso não basta. A visão localizada e parcial dos problemas pode obscurecer os interesses mais amplos e gerais. Além disso, setores significativos de nossa sociedade não tem acesso e nem dominam a tecnologia digital. Sem contar que a vontade coletiva é muito mais do que a soma de vontades individuais.


Por outro lado, nossa política tradicional é paternalista e clientelista. Não é à toa que nosso Presidente incorporou a figura do pai bonzinho, que escuta as reclamações de toda a família e dá a palavra final. Collor era o pai autoritário, que resolvia tudo sozinho.


São essas práticas que pretendemos superar. Não negamos o papel relevante de sindicatos e associações. Um deputado que queira exercer um mandato popular deve estar próximo a essas organizações. Os partidos políticos com definição ideológica também são importantes.


Esse é um espaço alternativo, para aqueles que, por um motivo ou outro, não estão conseguindo participar satisfatoriamente da vida política.  Aqui tudo será resolvido através do voto, após ampla discussão. Democraticamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário