Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

BBB espacial


Antes de o meu amigo Adrilles Jorge cometer o desatino de ingressar no BBB, eu havia escrito uma ficção cientíca, Os taiconautas, um pastiche de 2001 e de uma série de filmes e seriados do gênero. Depois de Dona Vilma quebrar o mundo (qualquer semelhança não é mera coincidência), o país manda uma nave ao espaço, com a ajuda dos chineses, em direção a Júpiter. Para mandar o país interessado na missão, cria-se um BBB espacial. Só que um robô boicota o programa. Vejam o que aconteceu, nesse fragmento:
"CAFAJESTE:             - Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

GAROTO: - Ledo engano, segundo Parmênides, o Ser é uno.
GAROTA DE PROGRAMA:           - Parmênides, além do movimento,  negava   a multiplicidade.
GAROTO: - Tudo decorre do princípio da identidade: Só o que é, é. O Não-Ser, não é.
NEGRO: - Isto assegura a unicidade do SER, mas não exclui a sua multiplicidade.
GAROTO: - Distinguir implica em limitar. Suponhamos outro Ser. O que existirá entre eles, já que o Não-Ser não é? Seguindo este raciocínio, teríamos uma série infinita, o que é absurdo.
BICHA: - E a imobilidade?
GAROTO: - O movimento implica, a cada instante, em ocupar um espaço antes desocupado. Entre os dois instantes de tempo, haverá uma outra posição          a ser ocupada e assim por diante, numa série            infindável. O que é absurdo. Aquiles nunca alcança a tartaruga.
CHINESA: - O Não-Ser é. Segundo Lao-Tsé, o Tao é como um vaso inesgotável, mas vazio. Mesmo vazio contém o segredo de toda a plenitude.
CAPITÃO: - O horror ao vácuo, que Aristóteles acolheu, não cabe mais numa Filosofia da Natureza. Podemos perfeitamente prescindir do quinto elemento, do Éter e ficarmos com as flutuações quânticas do vazio. Lao-Tsé era o quântico dos quânticos.
PSICÓLOGA:           - Vocês estão querendo refutar Parmênides usando o mundo da percepção sensorial. Ele não desconhecia esta dimensão do Ser, este era um dos dois caminhos do conhecimento. Ele escolheu a razão.
POBRE: - Parmênides supunha o Ser uno, indivisível, não criado, imóvel, inalterável e, estranhamente, limitado.
SARADA: - A esfera seria a forma perfeita. Sem início, sem fim, sem direção privilegiada, perfeitamente uniforme em todos os seus pontos.

SMITH CHAN: - Oh dor, eles enlouqueceram. Esta lata de sardinha pirateada é a responsável.

            …...
                 - Que merda é esta? - Oliveira estava atônito. Isto não dá audiência nem na Tevê Cultura.
            A televisão fora estatizada e devidamente enxugada. O canal de cultura só fora mantido porque filósofos, historiadores, cientistas políticos e outros intelectuais trabalhavam por um prato de comida (literalmente). Dava menos traço de audiência.
            - Que o Garoto conheça os pré-socráticos ainda vai. O moleque é meio nerd. A Lin mandar de Lao-Tsé eu até entendo. E o Marcos deve ter lido alguma dessas revistas de vulgarização científica para impressioná-la.  O que não desce é a Pobre, a Garota de Programa e a Sarada discutindo ontologia! Aí tem truta - Chongras não estava menos perplexo.
                 - Vamos ter que pedir ao Pirata que coloque todo mundo para hibernar. Ele inventa uma desculpa qualquer – disse Oliveira.
            - Podemos alegar que eles foram afetados pela mesma radiação que afetou a Vilma. Já funcionou uma vez – Chongras havia achado a solução."


3 comentários:

  1. Mesmo totalmente leigo em filosofia, Marco, deu para aproveitar e gozar com o naipe dos seus BBBs!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Caramba, como esta minha conta ,Delsiolive, é antiga! Desculpe a foto do Pierce Brosnan. Melhor a estampa do gajo do que a minha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir