Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Entrevista para Clevane Pessoa



Link para a entrevista



A seguir um pequeno trecho da entrevista:

 " ...O apartamento tinha uma biblioteca (uma estante de tábuas e tijolos) cheia de livros marxistas e alguns romances. Dei tanta sorte que ele pegou um livro para examinar e escolheu um romance inofensivo. Em seguida pediu minha identidade e perguntou o que estava fazendo no Rio. Disse que estava morando com um amigo, enquanto estudava para o vestibular de economia. 

Pelo visto, ele não acreditou muito em minha história e disse que eu teria que acompanhá-lo. A escada era em caracol, muito íngreme e de curvas muito fechadas. O apartamento ficava no terceiro ou quarto andar. Eu calculei que se saísse correndo na frente ele não teria visão para atirar. 

Desci embalado, acelerando cada vez mais a cada volta. No último andar não consegui frear. A escada terminava em frente à entrada de serviço de outro apartamento. Com o impulso, arrombei a porta. Mal tive tempo de pegar os meus óculos no ar e não pude ver a cara da empregada, que estava com o forno aberto. Só a escutei gritando: “ai meu Deus, o que é isso!”.

O apartamento  estava alugado por Adriano Fonseca, o Chicão ou Queixada, que mais tarde iria morrer no Araguaia. É possível que o incidente tenha precipitado à sua ida para a guerrilha, ao chamar a atenção da repressão. O SNI registrou minha passagem por esse apartamento em seus arquivos. Clicando no link no início da postagem, vocês terão acesso a toda a entrevista.

Minha amiga Clevane Pessoa, militou na imprensa de Juiz de Fora, nos anos de Chumbo (Gazeta Comercial, O Lince, Jornal Urgente). Possue uma obra, que vai da poesia à prosa, sem esquecer a ilustração. Sensível, sem nenhuma pieguice; delicada, por natureza; quando coloca o dedo nas nossas mazelas sociais, o faz sem o menor traço de panfletarismo. Entrevistando,  possibilita  ao entrevistado a chance de falar de si mesmo, rememorar-se e dar depoimento real de sua experiências. O blog publica diversas entrevistas que fez e as que fizeram com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário